14 setembro 2007

As Missas

Temos assinalado sempre as datas relacionadas com o Tio Pedro com a celebração de uma missa, primeiro de meses, depois de aniversário de nascimento, aniversário de falecimento e a próxima será com certeza outra de aniversário de nascimento a 8 de Abril do próximo ano.
Por mais que me esforce, e católica que sou, nunca encontro nada do Tio Pedro nessas missas a não ser as caras conhecidas que aparecem para nos dar algum conforto. Confesso até que sinto uma enorme revolta e o momento em que oiço o nome do meu irmão dito por um padre que não sabe nada sobre ele é muito doloroso, e é sempre seguido pelas lágrimas da minha mãe e do meu pai.
No final da missa cumprimentamo-nos à porta, perguntamos por novidades (agora é a minha barriga a crescer e as gracinhas do João Maria), conversamos um bocadinho, separamo-nos mediante o sítio em que cada um estacionou o carro e voltamos às nossas vidas.
Apesar de tudo, vamos continuar a celebrar missas pelo Tio Pedro, nem que seja pelos minutos de conversa à porta da igreja com amigos e familiares.
Obrigada aos que apareceram e aos que de alguma outra forma estiveram comigo.
posted by Patrícia Costa Mateiro

1 comentário:

Mariana Mendia disse...

Pat, partilho contigo tudo o que escreveste!
Acrescento apenas que tu podes mudar estes dias… fica já combinado, para o ano vamos à Missa e de seguida janto em tua casa, vamos ver o filme, as fotografias e falar nas boas recordações que temos com o Pedro. Os almoços, a auto-caravana, a roupa para lavar e passar, o Carnaval, a Serra da Estrela, a saudade, tantas coisas…
Talvez o João Maria já nos acompanhe e entenda bem como era o tio Pedro.

Um grande beijo,
Mariana

Pedro Miguel Beja de Jesus Costa

N 08.04.1983 / F 13.09.2005