01 dezembro 2015

O Amor como Escolha


Esta semana chegou-me uma partilha daquelas que é impossível ficar indiferente. Um professor recebeu um recado na caderneta de um aluno com um pedido de desculpas de uma mãe que assina "Uma Mãe Despedaçada", só a assinatura é suficiente para me deixar também a mim, em pedaços.
Nesse recado, escrito à mão com uma letra rapidamente desenhada, a mãe em pedaços, pede desculpa pelas faltas do filho, mas o motivo é porque ela não tem dinheiro para o transporte todos os dias, e alguns desses dias nem para transporte nem para pôr comida na mesa.
O professor teve no momento em que leu este recado 2 escolhas possíveis, como em tudo, a vida dá-nos sempre pelo menos 2 opções. Podia ter lido, ter ficado triste e ter ignorado. No entanto escolheu mudar o rumo da história e foi mais além. Leu, ficou triste, indignou-se, partilhou e mudou o rumo daquela família.
Está a acontecer neste momento uma onda de solidariedade em volta desta família. Os que estão perto estão a ajudar com bens, os que estão longe estão a colocar em caixas de correio um pouco por todo o país cartões carregáveis (lojas de roupa, livros, hipermercados).
Todos os anos me custa muito entrar no espírito do Natal. Custa-me desde a montagem da árvore até à lista dos presentes e à compra dos mesmos. Sei que a dificuldade da compra dos presentes se prende com o facto de estar a comprar presentes para quem tem tudo, e daí a dificuldade na escolha dos mesmos.
Para mim, o Natal este ano começou assim. Com o Amor como Escolha na atitude deste professor, porque sei que quem dá, o faz com Amor. Com a profissão que tem tenho a certeza que diariamente inspira muita gente e que o seu exemplo não será esquecido. Obrigada.


2 comentários:

Hélia disse...

Tantas histórias como esta, se todos dessem um pouco teríamos um mundo muito melhor. Beijinhos

me disse...

😔❤️☺️

Pedro Miguel Beja de Jesus Costa

N 08.04.1983 / F 13.09.2005