05 maio 2016

Conselhos da Tua Tia


Conselhos da tua tia, mãe (dos teus primos), amiga e ex-universitária (vá! Não foi assim há tanto tempo, foi exatamente há 20 anos! Até vamos ter um almoço comemorativo este ano) para ti, universitária de 1@ viagem:

Telefona à mãe todos os dias
Ao pai e aos avós, menos mas telefona também
Para mim uma mensagem de vez em quando chega, mas sempre antes das 22:00, porque à hora que tu estiveres a jantar já eu estou de pijama a esborrachar o meu sofá e a ver Luanda através da Única Mulher (mentira! Eu vejo o Mar Salgado)
Não abuses do telemóvel! Não o uses nas aulas nem em jantares e lembra te que ficar sem bateria não é o pior do mundo, há coisas bem piores (por exemplo ter bateria mas não ter rede nem saldo)
Convida amigos de fora para virem passar o fim‑de‑semana contigo a casa, vais ter colegas de longe, alguns até das ilhas, que não vão poder ir a casa com a mesma frequência que tu vens
Não venhas todos os fins de semana a casa
Faz amigos novos
Não te esqueças dos antigos
Arranja de vez em quando um trabalho, vai haver coisas onde apenas te vai saber bem gastar o teu dinheiro
Poupa
Faz pelo menos uma viagem por ano
Inscreve te no programa Erasmus (Escolhe um país longe e de preferência com uma cultura diferente da nossa, se puderes vai para fora da Europa)
Convive com os alunos estrangeiros, acolhe os bem e faz programas com eles
Não dividas boleias com ninguém, nem táxis! Nem toda a gente pode saber onde moras, é perigoso (lembras te daquele filme que se passa em Paris? Eu lembro me mas não não me consigo lembrar do nome)
Não faças diretas! Dormir faz muita falta, principalmente a ti
Cuidado com a bebida, principalmente a branca (está mais do que provado que os adultos não precisam de beber leite)
Não adoeças, cuida de ti, mas se adoeceres vai ao médico
Aprende a cozinhar
Não sobrecarregues a tua irmã e não lhe dês preocupações! Faz lhe companhia e divide as tarefas de casa com ela, és uma sortuda por a teres aí contigo
Não abuses do café
Nem da coca cola
Nem de outras coisas terminadas em "ina"
Não abuses das aspas
Fala direto
Protege te a ti e à tua privacidade
Namora
Gosta
Não leves para casa desconhecidos
Nem amimais de rua perdidos, a tua irmã pode ser alérgica
Diverte te
Ri
Chora
Estou aqui! Beijo! Tita
(estuda)
(Escrito para a Tita a 15 setembro 2015, a caminho do seu primeiro ano de estudante fora de casa)

Sem comentários:

Pedro Miguel Beja de Jesus Costa

N 08.04.1983 / F 13.09.2005