26 fevereiro 2007

na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viuva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.

José Luís Peixoto, A Criança em Ruínas
Há uns tempos atrás, em conversa com uma grande amiga minha que perdeu o filho há mais de 10 anos, ela dizia-me que ainda hoje quando perguntam quantos filhos tem, a resposta é igual: 2. Hoje percebo exactamente o que ela quis dizer. Se me perguntarem se tenho irmãos a minha resposta vai ser a mesma de sempre, sim, tenho um irmão.
posted by Patrícia Costa Mateiro

Sem comentários:

Pedro Miguel Beja de Jesus Costa

N 08.04.1983 / F 13.09.2005